Uniformização em empresas: como consumir menos e melhor?

Redução de Custos em Uniformes Como consumir menos e melhor

Uniformização em empresas: como consumir menos e melhor?

O uso de uniforme é capaz de garantir muitas vantagens para a empresa e para seus colaboradores, dentre elas, pode-se mencionar o aumento da competitividade; dos lucros e melhoria da imagem e do atendimento da empresa.

A uniformização foi vista, por muito tempo, como uma ação atrasada e ineficiente, porém, atualmente vem ganhando um novo espaço com escolhas de peças assertivas para um vestuário mais funcional e adequado para cada tipo de atividade.

A propósito, o primeiro quesito de maior importância é realmente definir a necessidade para qual o uniforme será empregado, ou seja, para qual ramo da empresa ele será destinado e o estilo do negócio em que se enquadra. Por exemplo, os uniformes de um restaurante tem um estilo bem diferente de uniformes para segurança pública.

Além da necessidade, os uniformes podem variar de acordo com a identidade de cada negócio. Sendo assim, é importante decidir se, de acordo com a identidade, o uniforme precisa passar uma imagem mais séria e elegante, uma imagem despojada e mais moderna, entre outras possibilidades.

Depois destas escolhas iniciais, é preciso definir o modelo para os uniformes, cores e tecidos mais apropriados para a empresa, sempre levando em consideração as características já mencionadas anteriormente e, principalmente, passando a considerar a qualidade e a funcionalidade do vestuário. Foi-se o tempo que qualquer camiseta com a logomarca da empresa era considerada como uniforme.

Mas por que as empresas investem na uniformização dos colaboradores? Por que a sua empresa deveria investir?

A mente do ser humano é sensorial e reage muito bem a cores e formas, portanto, a visão humana vai reparar com muita facilidade no uniforme e, mesmo sem perceber, enviará as informações obtidas para o sistema nervoso central ou para alguma região que possa corretamente analisar e processar a informação.

Outro ponto de muita relevância é o fato do uniforme gerar um sentimento de pertencimento aos colaboradores, transmitindo uma sensação de igualdade e de estarem juntos no mesmo propósito, aumentando a competitividade.

Além disso, diversos estudos mostram que este tipo de benefício acaba por motivar as equipes e aumentar sua produtividade, ainda mais se o uniforme levar em conta o ambiente de trabalho e proporcionar benefícios físicos aos colaboradores.

Por exemplo, uma equipe que trabalha em pesquisas de campo deve ter um uniforme com proteção solar, alta respirabilidade e fácil de cuidar para que seja aprovado, utilizado e bem falado por sua equipe.

Já para os clientes a visibilidade também é positiva, uma vez que os uniformes passam a imagem de organização e respeito, deixando a marca em seu subconsciente.

Neste mesmo sentido e não menos importante, os colaboradores uniformizados passam a simbolizar a personificação da empresa além do seu espaço físico, ou seja, carregam a sua imagem e identidade por onde passarem.

Por isso, a estratégia de uniformização da equipe passa de um gasto desnecessário – como era definida no passado – a um investimento tão eficiente quanto outra ação de marketing.

Atualmente, é possível desenvolver um uniforme funcional personalizado, elegante, que oferece flexibilidade, conforto e fácil cuidado. Além disso, tão importante quanto às características acima mencionadas é a variedade de cores, tecidos tecnológicos e toque agradável que este uniforme pode e deve ter.

O acabamento e a qualidade das peças deste uniforme são fundamentais, uma vez que peças mais resistentes com costuras bem feitas duram muito mais tempo e promoverão um conforto muito maior à equipe envolvida.

Neste embate custo x qualidade que este artigo aborda, vale repensar não só no momento atual no qual o consumo consciente passa a ser destaque, mas também em todos os benefícios que essa escolha mais assertiva e com qualidade vai trazer para os colaboradores e para a empresa.

 

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