Como as roupas podem ajudar a produtividade?

Como as roupas podem ajudar a produtividade

Como as roupas podem ajudar a produtividade?

Antigamente, a produtividade baseava-se em números quantitativos de uma produção, ou seja, quantos itens o colaborador poderia produzir diariamente; esse termo estava diretamente relacionado ao desempenho de operários fabris, quantidade de recursos e materiais que poderiam ajudar nessa produção, minimizando custos e tempo.

Com o passar do tempo, esse significado quebrou barreiras e passou a ser discutido e procurado por muitas pessoas, inclusive pessoas que não estavam ligadas à área produtiva.

Desde então, a produtividade tornou-se sinônimo do desempenho do trabalho de todas as pessoas de uma equipe.

Ser produtivo está muito mais relacionado ao planejamento do tempo e a forma com que você realiza as atividades do que com a quantidade de atividades realizadas; ser produtivo é saber organizar o tempo da melhor forma para que as atividades sejam feitas com qualidade. Tem muito mais a ver com o tempo planejado e aproveitado para a realização das atividades necessárias.

Segundo pesquisa feita pela consultoria Right Management, colaboradores motivados produzem 50% mais. Essa motivação pode ser obtida de diversas maneiras, dentre elas:

Ambiente positivo no trabalho

Quando o clima organizacional é positivo, o colaborador sente-se mais a vontade não só nas suas atividades, mas também em propor novas ideias e trabalhar melhor em equipe.

Boa comunicação interna

A comunicação é a palavra-chave do dia a dia do colaborador. A informação correta disponível com clareza aos colaboradores facilita o desempenho e as funções realizadas com assertividade.

Flexibilidade de horários

A flexibilidade de horários acaba sendo um facilitador para que o colaborador esteja mais comprometido e engajado com a empresa.

Qualidade de vida

Fazer pausas durante o trabalho, ter o hábito de praticar exercícios físicos, ter um hobby e dormir bem são hábitos que melhoram a qualidade de vida e influenciam diretamente no desempenho profissional.

Roupas adequadas

As roupas adequadas melhoram o conforto, a mobilidade, a segurança e o desempenho dos colaboradores.

Já é notável o aumento na produtividade dos colaboradores quando se sentem mais confortáveis no ambiente em que trabalham. Além do aumento do conforto, as roupas adequadas para cada colaborador diminuem a fadiga, mantém a temperatura do corpo estável e melhoram a mobilidade.

Quando se trabalha em um escritório, a questão da vestimenta pode parecer mais simples, pois não existem muitos agentes climáticos que preocupam o colaborador; mas já parou para pensar em um profissional da área médica que precisa estar em plantões? Um pesquisador que trabalha em campo? Ou ainda um profissional que passa o dia em uma câmara fria?

O conforto térmico é essencial para os profissionais da área médica e para os que passam o dia em uma câmara fria, bem como um tecido com proteção solar que não abafa é indispensável para os pesquisadores de campo.

Existem profissões nas quais as roupas adequadas fazem total diferença no dia a dia do colaborador, uma diferença diretamente proporcional aos seus resultados e, consequentemente, aos resultados da empresa.

Nestes casos de vestuário inadequado, as principais consequências que podem ser vistas são a saúde mental do colaborador abalada, uma redução na sua produtividade e um aumento na frequência de faltas, que é mais conhecido como absenteísmo.

Além das consequências para o colaborador, a empresa também pode sofrer com um maior índice de turnover e com a queda inevitável da produtividade, ficando vulnerável e mais próxima de uma consequente diminuição da sua margem de lucro. Nos casos mais graves, o prejuízo financeiro é praticamente certo.

Dessa forma, um pequeno cuidado na seleção das roupas adequadas não só ajudam na produtividade do colaborador, mas também promovem benefícios a sua saúde: proteção solar, conforto térmico, redução da ansiedade, redução da fadiga muscular e contribuem para uma maior motivação no dia a dia e para uma melhor qualidade de vida.

A produtividade é uma variável essencial para o crescimento e eficiência de qualquer negócio. Por isso, vale analisar o assunto abordado e repensar se as roupas usadas pelos colaboradores impactam, de alguma forma, o seu negócio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *