O que são Roupas Sustentáveis?

O que são roupas sustentáveis

O que são Roupas Sustentáveis?

Roupas Sustentáveis: A indústria da moda que desempenha um papel significativo na economia global.

a indústria da moda sempre se caracterizou pelo curto ciclo de vida dos produtos, na qual a cada estação, novos produtos são desenvolvidos e divulgados por meio de uma coleção, fazendo com que os produtos da estação anterior sejam deixados de lado e até mesmo descartados, estando ou não em um bom estado de conservação.

Esse modelo de produção fast fashion sempre acabou por incentivar o consumo desenfreado de vestuário descartável, de pouca durabilidade.

De acordo com um estudo sobre sustentabilidade do SEBRAE, a indústria têxtil brasileira é considerada uma das maiores do mundo, representando uma produção média de 9,8 bilhões de peças – vestuário, cama, mesa e banho.

Ao produzir toda essa quantidade, essa indústria necessita de um grande volume de água e acaba por gerar muitos resíduos. A estimativa é que, cerca de, 175 mil toneladas de resíduos têxteis sejam produzidas por ano. 

Como necessidade de buscar alternativas para conter essa produção e, consequentemente, uma poluição desenfreada, surge um novo modelo de consumo definindo a moda como sustentável.

A moda sustentável baseia-se na preservação do meio ambiente, defendendo a redução dos poluentes utilizados na confecção dos produtos e as escolhas repensadas das matérias-primas de forma que o impacto na natureza seja minimizado.

Como forma de caracterizar essas roupas sustentáveis, algumas mudanças propostas já são altamente reconhecidas:

Escolha de materiais

O ideal é que sejam utilizadas fibras biodegradáveis e produzidas de maneira sustentável, sem o uso de produtos tóxicos.

A reutilização de materiais recicláveis, como o algodão orgânico, tecidos desfibrados (resultado da mescla entre retalhos e PET) e juta da Amazônia são excelentes opções.

Reaproveitamento de materiais

O reaproveitamento de rejeitos de tecidos, couro ou materiais sintéticos descartados pela indústria devem ser levados em consideração.

Retalhos podem ser aproveitados para compor outros tecidos, trabalhados com peças artesanais ou ainda serem transformados em acessórios.

Alternativas para o tingimento

Além de todo o uso de água neste processo, quase três quartos dessa água consumida por moinhos de tingimento terminam como resíduo não potável – uma sopa tóxica de corantes, sais, álcalis, metais pesados e substâncias químicas que são usadas para fixar as cores nas roupas.

Sendo assim, o uso de tintas de origem natural e menos tóxicas (ou atóxicas) são opções fundamentais que ajudam a reduzir o impacto ambiental (no que diz respeito à contaminação do solo e da água).

Produção de peças duráveis e atemporais

A escolha dos tecidos aliada a um acabamento de qualidade também são uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente — diferentemente da fast fashion, que tem no seu conceito a renovação do guarda-roupa a cada estação, a moda sustentável defende as peças atemporais, que podem e devem ser usadas por muito mais do que uma temporada.


Os benefícios existentes ao aderir às roupas sustentáveis e à moda consciente serão percebidos ao longo prazo, na qualidade do ar e na limpeza das águas, na redução de lixo produzido pela sociedade e sua consciência menos consumista.

A importância sobre os impactos ambientais e sociais da fabricação, consumo e o descarte dos produtos esta cada vez mais relevante e fundamental na indústria têxtil. A necessidade de repensar a nossa conduta e nosso papel na sociedade não é mais apenas uma tendência, principalmente do ponto de vista ecológico.

Roupas sustentáveis não são apenas roupas que tem seus tecidos ou aviamentos reciclados, são produtos que geram menos consumo de matéria-prima, redução de processos da cadeia envolvida, menor tempo de uso de energia elétrica e isenção de produtos químicos.

Também conhecidos como produtos eficientes e com maior durabilidade para que se leve um maior tempo de descarte, proporcionando assim um consumo consciente e maior atenção com o Planeta e com o meio ambiente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *