O que são Roupas Inteligentes?

O que são roupas inteligentes

O que são Roupas Inteligentes?

A tecnologia tem se mostrado cada vez mais avançada e relevante em diversas áreas.

As casas estão cada vez mais modernas e equipadas com utensílios inovadores e muitos outros objetos, que passaram a integrar o dia a dia de muitas famílias. Além de carros, motos e/ou bicicletas cada vez mais arrojados e cheios de funções.

Então não podia ser diferente com as roupas!

Diversos materiais tecnológicos estão sendo desenvolvidos para aprimorar o vestuário das pessoas, facilitando a rotina e reduzindo os riscos nos quais todos são expostos frequentemente.

Muitos desses novos materiais, inclusive, refletem a preocupação e o cuidado com o meio ambiente.

Nos últimos anos, a palavra smart (“inteligente”, ao ser traduzido para o português) vem sendo usada para caracterizar novos produtos que estão cada vez mais conectados à internet.

E nessa recente onda tecnológica, nem mesmo as roupas ficaram de fora.

Smart Clothes ou Roupas Inteligentes

As smart clothes, conhecidas também como roupas inteligentes, caracterizam-se por oferecer uma tecnologia útil e específica para cada tipo de vestimenta.

Roupas inteligentes podem ter diversas características como por exemplo:

  • Conduzir eletricidade;
  • Facilitar o equilíbrio térmico e manter o corpo seco;
  • Proteger contra raios UVA e UVB;
  • Fios bacteriostáticos podem inibir a proliferação das bactérias;
  • Tecidos tratados com nanotecnologia podem repelir líquidos, tornando-se impermeáveis e a prova de manchas;
  • Roupas especiais podem detectar a presença de armas químicas e fechar os poros (do tecido) de maneira automática.

Depois da tecnologia invadir todos os segmentos do mercado e contar com os benefícios acima mencionados, as roupas inteligentes estão prontas para transformar áreas como a saúde, o esporte e/ou fitness e o workwear – roupas usadas para o trabalho.

Tudo isso de acordo com um estudo da Textiles Intelligence publicado na edição 63 da revista Performance Apparel Markets, no qual ainda aponta que os smartphones – hoje indispensáveis no cotidiano de qualquer pessoa – podem tornar-se atrasados e antiquados em menos de dez anos.

O futuro das Roupas Inteligentes

Tudo indica neste estudo que as roupas deverão ser as plataformas mais indicadas para integrar essa tecnologia inteligente. Isso porque o ser humano passa pelo menos 90% de sua vida em contato direto com algum artigo têxtil.

Até o momento, a maioria dos novos produtos têm sido focada para o segmento esportivo (também nomeado fitness) e militar, nos quais os sinais vitais passariam a ser monitorados e com isso, poderiam ajudar na segurança em combate.

Há também a área da saúde que pode se beneficiar com estas evoluções, transformando os cuidados com pessoas doentes e melhorando a qualidade de vida e eficiência de profissionais no trabalho.

Já pensou na roupa inteligente permitindo que o paciente seja monitorado remotamente sem necessidade de uma experiência mais fria dentro de um hospital? Ou ainda na redução de custos hospitalares que esta roupa pode trazer e liberar leitos hospitalares para casos mais graves?

No setor workwear, já imaginou que luzes leves podem ser incorporadas ao vestuário e melhorar a visibilidade dos trabalhadores diariamente? Ou ainda sensores monitorando as localizações dos trabalhadores?


De acordo com a Textiles Intelligence, as roupas inteligentes podem alavancar a eficiência no local de trabalho, trazendo melhorias nos processos e facilitando o cotidiano.

Contudo, a complexidade destas roupas acaba por traduzir esta potencial tecnologia em etapas difíceis de serem desenhadas, desenvolvidas e produzidas.

Além disso, há também diversos desafios ambientais e legislativos que precisam ser superados para que essas tecnologias tornem-se acessíveis.

A realidade é que, assim como outras tecnologias, as roupas inteligentes são muito mais do que uma curiosidade científica; elas já começaram a impactar diversos segmentos e poderão transformar a vida de muitas pessoas em um curto espaço de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *