Jaquetas Impermeáveis: Existe mais de um tipo?

Jaquetas Impermeáveis Existe mais de um tipo

Jaquetas Impermeáveis: Existe mais de um tipo?

As jaquetas impermeáveis fazem parte da camada externa ou terceira camada no conceito do sistema de camadas, conceito este muito usado no mundo outdoor. Elas também são conhecidas pela proteção e isolamento térmico, protegendo as pessoas do frio, do vento, da chuva e da neve.

O frio, o vento, a chuva e a neve são elementos da natureza e grandes responsáveis por fazerem com que haja uma sensação térmica mais baixa, prejudicando o dia a dia, uma atividade específica ou até mesmo uma viagem planejada.

Tudo isso significa que, mesmo vestindo corretamente a combinação de camadas, pode-se sentir mais frio em um lugar de 10°C com muito vento do que em um lugar com 0°C sem vento por conta dos elementos da natureza.

Como as jaquetas impermeáveis são feitas?

As jaquetas impermeáveis podem ser construídas com parede única, dupla ou tripla. Confeccionadas a partir de tecidos sintéticos com secagem rápida e tecnologia com maior respirabilidade, sem contar que são compactas.

Os fabricantes das jaquetas impermeáveis, também conhecidas como anoraks, costumam incorporar tecnologias como membranas impermeáveis do tipo Gore-Tex, eVent ou outra membrana para garantir a impermeabilidade da peça; camadas repelentes a água, como é o caso do DWR e outras tecnologias a prova de vento como Windstoper sem peso adicional que seja considerável.

Principais caraterísticas das jaquetas impermeáveis:

Com muitas opções de membranas e tecnologias variadas, é importante que as principais características de uma jaqueta impermeável sejam sempre levadas em consideração para ter a certeza de que está falando de uma peça impermeável:

  • O tecido principal da jaqueta deve sempre ser sintético. Elimine de cara peças confeccionadas em algodão, lã ou camurça;
  • Repare nos detalhes da jaqueta, como as mangas e o capuz. É importante lembrar que nenhum dos detalhes devem ser confeccionados pelos tecidos acima mencionados;
  • Costuras sempre devem ser seladas, garantindo que não haja a passagem de água por elas.

Indicações das jaquetas impermeáveis para o trabalho:

Indicadas para todas as pessoas que precisam estar protegidas nas situações mais extremas, as jaquetas impermeáveis são fundamentais também para trabalhadores que estão vulneráveis aos agentes da natureza, agentes estes responsáveis por “roubar” o calor do corpo.

O design permeável ao ar deve permitir a transpiração, tornando o uso da roupa impermeável muito mais agradável. Além disso, como já mencionado em textos anteriores, as roupas adequadas melhoram o conforto, a mobilidade, a segurança e o desempenho dos profissionais.

É notável o aumento na produtividade dos profissionais quando se sentem mais confortáveis no ambiente em que trabalham. Por isso, mesmo as jaquetas impermeáveis sendo peças de maior valor agregado, é imprescindível que, em alguns casos, elas façam parte da sua escolha.

Cuidados com as jaquetas impermeáveis:

Todos os produtos com tecnologia aplicada como os impermeáveis precisam de cuidados especiais para que continuem mantendo suas características e proporcionando os diversos benefícios por mais tempo.

Por isso, é muito importante ficar atento às instruções de uso e cuidados com a lavagem correta para que a membrana impermeável permaneça intacta, seja ela qual for. Conheça dicas fundamentais a seguir:

  • Lembre-se sempre de lavar a roupa ou, pelo menos, passar um pano úmido para retirar os resíduos que restaram após o uso;
  • Se optar por lavar na máquina, opte pela água fria combinada ao ciclo leve ou para roupas delicadas;
  • O sabão deve ser líquido e neutro, sem usar alvejantes e/ou amaciantes;
  • Evite usar a máquina de secar roupas, opte por pendurar a peça em varal e deixa-la secar na sombra;
  • Mesmo quando não utilizadas, as membranas impermeáveis precisam de hidratação para não ressecar, por isso, é importante realizar a hidratação da peça umedecendo a parte interna e deixando-a secar antes de guarda-la novamente.

Agora que já sabe muito mais sobre jaquetas impermeáveis, pode escolher a melhor opção de acordo com a necessidade e as condições climáticas a serem enfrentadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *