O que são Roupas Impermeáveis?

O que são Roupas Impermeáveis

O que são Roupas Impermeáveis?

Quando falamos em roupas protetoras, falamos em camadas. A camada externa ou terceira camada é conhecida pela proteção e isolamento térmico, protegendo as pessoas do frio, do vento, da chuva e da neve.

Estes elementos da natureza são os grandes responsáveis por fazerem com que haja uma sensação térmica mais baixa, prejudicando o dia a dia, uma atividade específica ou até mesmo uma viagem.

Por isso, mesmo vestindo corretamente a combinação de camadas, pode-se sentir mais frio em um lugar de 10°C com muito vento, do que em um lugar com 0°C sem vento por conta destes elementos da natureza.

Para garantir que a escolha da terceira camada esteja adequada, lembre-se de que esta camada de proteção é representada por produtos que vão desde os corta ventos ultra compactos – com função apenas de bloquear o vento – até as jaquetas impermeáveis com membrana impermeável e transpirável.

Entenda cada tipo de produto com mais detalhes:

Corta-vento

A jaqueta corta vento é mais básica e serve para proteger contra o vento, evitando queda na temperatura corporal.

Em geral, as jaquetas corta vento são leves e finas, ideais para diferentes atividades ao ar livre. Ideal para dias muito frios ou com ventos de inverno, sem a presença de chuva.

Softshell

O softshell é um meio termo entre o corta vento e o anorak. Esse tipo de jaqueta aquece, protege do vento e da chuva, mas não é 100% impermeável.

O modelo é bem flexível e indicado para atividades ao ar livre, mas não substitui o anorak em situações mais extremas.

Anorak

O anorak é um tipo de jaqueta mais robusta, considerado uma roupa impermeável e que protege contra o frio, o vento, a chuva e a neve.

Alguns modelos são vendidos em conjunto com o fleece. Indicado para quem precisa estar protegido nas situações mais extremas.


Após estas características, fica mais fácil de entender que as roupas impermeáveis são aquelas que bloqueiam a entrada de vento, chuva e/ou neve, os agentes responsáveis por “roubar” o calor do corpo.

Essas roupas possuem costuras seladas, mantem a umidade para fora, mas o seu design permeável ao ar permite a transpiração, tornando o uso da roupa muito mais agradável.

Todos os produtos com tecnologia aplicada como os impermeáveis precisam de cuidados especiais para que continuem mantendo suas características e proporcionando os diversos benefícios por muito tempo.

Por isso, é ainda mais importante ficar atento às instruções de uso e cuidados com a lavagem correta para que a membrana impermeável permaneça intacta, seja ela qual for.

Abaixo listamos dicas imprescindíveis para que suas roupas impermeáveis durem muito mais tempo:

Lavar é fundamental

Muitos pensam que, por se tratar de uma roupa impermeável, a lavagem não é necessária. Muito pelo contrário! O ideal é sempre fazer a limpeza da roupa após o uso já que os resíduos de suor, creme e outros produtos químicos prejudicam a membrana impermeável com o passar do tempo.

Por isso, antes de guardar, lembre sempre de lavar a roupa ou, pelo menos, passar um pano úmido para retirar os resíduos que restaram.

Instruções de lavagem

O melhor a fazer com as roupas impermeáveis é a lavagem a mão, não deixando a peça de molho.

Se, mesmo assim, optar por realizar a lavagem em máquina, o ideal é usar água fria combinada ao ciclo leve ou ciclo para roupas delicadas. O sabão deve ser líquido e neutro, sem usar jamais alvejantes e/ou amaciantes.

Também não é indicado usar a máquina de secar roupas; pendure a roupa em varal onde não haja exposição ao sol para que o tecido não fique ressecado.

Hidratação dos produtos

Muitos produtos, quando não são muito utilizados, também se deterioram simplesmente por ficarem guardados no armário.

Isso acontece pois se a membrana impermeável não for hidratada com frequência, ela pode ressecar e até craquelar, perdendo sua funcionalidade.

Por isso, mesmo que a roupa esteja guardada, sem uso, é importante realizar a hidratação da peça umedecendo a parte interna e deixando-a secar antes de guardar novamente.

Com esses cuidados simples, as roupas impermeáveis terão uma vida muito mais longa e você estará muito mais protegido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *