O que são Roupas com Proteção Solar?

O que são Roupas com Proteção Solar

O que são Roupas com Proteção Solar?

Sabemos que ficar expostos ao sol traz riscos sérios para a saúde. Além das óbvias queimaduras de sol, os raios solares ultravioleta causam envelhecimento precoce e, a longo prazo, até câncer de pele. Todos estão vulneráveis aos perigos da radiação solar, mas aqueles que passam o dia expostos ao ar livre precisam ter ainda mais cuidado.

As roupas com proteção solar são aquelas que protegem contra os raios nocivos do sol (UPF 50+) e que chegam a bloquear até 98% dos raios solares ultravioleta (tipos UVA e UVB)!

Radiação Ultravioleta: o que é isso?

A radiação ultravioleta faz parte da luz solar que incide na terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV (ultravioleta) a penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas e/ou tardias como queimaduras, envelhecimento cutâneo e câncer de pele.

Ela é caracterizada em três tipos:

  • Radiação Ultravioleta A (UVA)
    Radiação mais nociva e profunda na pele, pode causar envelhecimento precoce e câncer de pele. É intenso durante o ano todo.
  • Radiação Ultravioleta B (UVB)
    Radiação causadora de vermelhidão e queimaduras solares. Mais intenso durante o verão.
  • Radiação Ultravioleta C (UVC)
    Radiação totalmente absorvida pelo ozônio e oxigênio da atmosfera.

Como se proteger dos raios ultravioleta?

Os raios de tipo UVB são mais prejudiciais à pele em épocas mais quentes, como o verão, e entre as 10h da manhã e às 4h da tarde.

Já os raios UVA causam danos em todos os horários, até mesmo quando o tempo está nublado e em todas as estações do ano, além de serem refletidos pela neve, pela areia e pelo concreto, de forma que, mesmo na sombra, você ainda recebe radiação solar.

O filtro solar comum pode e deve ser usado porque protege contra os raios UVB, mas não é tão eficiente no caso dos raios UVA.

Além disso, é necessário reaplicar o filtro no intervalo de poucas horas, sempre que entrar na água ou quando perceber que está suando (Não se esqueça: Filtro solar sai com água!).

As roupas comuns, especialmente as de cores claras, não impedem que boa parte da radiação solar chegue a nossa pele. Por isso, o melhor é estar protegido através de roupas com proteção solar sempre que for passar algum tempo sob o sol.

Roupas com proteção solar trazem uma defesa mais eficaz, dispensando a preocupação com a radiação solar pelo resto do dia.

Este tipo de vestuário conta com uma tecnologia no processo de fabricação do tecido, que bloqueia os raios UV de forma permanente, não sendo prejudicado pela lavagem das peças.

É possível encontrar camisetas, camisas, blusas, calças, chapéus, roupas de banho e até guarda-sol com esta proteção, que é bem mais eficiente que o filtro solar.

Como saber se a proteção UV da roupa escolhida é confiável?

No Brasil não há regulamentação específica para verificar a qualidade do vestuário composto com proteção UV, por isso, a referência passou a ser a certificação da Agência Australiana de Proteção Radiológica e Segurança Nuclear – Arpansa.

A Arpansa criou critérios para avaliar a proteção UV nos tecidos. Laboratórios credenciados pelo Inmetro realizam testes a partir dos critérios da Arpansa, com a finalidade de quantificar percentualmente a proteção UV de cada peça analisada.

Internacionalmente reconhecida, Arpansa foi pioneira em pesquisas nesta área e a Norma AS/NZS 4399:1996, referente à Avaliação e Certificação de Proteção Solar para Vestuário, é utilizada como parâmetro em diversos países do mundo.

A certificação da Arpansa é de extrema importância para o consumidor, uma vez que comprova a capacidade de proteção do produto.

Usar roupas cujos fabricantes afirmam ter proteção UV, mas não possuem certificação é um risco, pois não há garantias de que a proteção é duradoura ou mesmo de que a proteção realmente existe.

É buscando essa certificação que você assegura a eficiência do Fator de Proteção Ultravioleta e consequentemente, a garantia da sua saúde.

As vantagens das roupas com com proteção UV

A proteção é medida em Fator de Proteção Ultravioleta (FPU), que pode variar entre 5 e 50+.

O tecido avaliado pela Arpansa com FPU 50+, nível máximo, como é o caso dos tecidos utilizados nas roupas com proteção solar fabricadas pela Solo, impede que 98% dos raios ultravioleta cheguem a pele.

A proteção se estende para raios do tipo UVA e UVB e não é prejudicada no caso da roupa estar molhada; Ela também acompanha o produto durante toda a sua vida útil, sendo prejudicada apenas no caso de rasgos ou desgastes que deixem o produto mais fino.

A alta durabilidade das peças não se resume apenas ao fator de proteção ultravioleta, mas também à facilidade de conservação e ao easy care. Os tecidos que recebem essa proteção geralmente não precisam ser passados a ferro, não encolhem com a lavagem e não perdem a respirabilidade e absorção do suor, fazendo com que as peças sejam ideais para qualquer tipo de exposição ao ar livre.

Após entender mais sobre roupas com proteção solar e todas as suas vantagens, lembre-se de garantir que a roupa escolhida tenha a devida certificação e que seja uma roupa confortável, que não abafa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×