O que são Roupas Protetoras?

O que são Roupas Protetoras

O Que São Roupas Protetoras?

As roupas protetoras são aquelas responsáveis pela proteção térmica.

Essa proteção térmica deve existir em casos de frio moderado e/ou mais intenso e pode ser combinada de diferentes formas, por cima da segunda pele e por baixo do casaco corta-vento/impermeável, por isso, correspondem a roupas de uma camada intermediária.

Esta camada intermediária, também conhecida por camada de proteção térmica, deve manter o calor do corpo e isolar o frio.

Para evitar peso e secar rápido, o ideal é que estas roupas protetoras sejam em material sintético, em vez de algodão, para puxar umidade para longe do corpo.

Surgimento da Vestimenta

A história da vestimenta começou com o uso de folhas, fibras vegetais e peles de animais, no período denominado de pré-história. Desde o início, o uso de roupas não estava ligado somente à necessidade de proteção contra as agressões externas e o frio, mas também constituía um adorno, que ajudava o homem, inclusive, a se impor sobre os outros animais.

Primeiramente, os caçadores utilizavam as peles dos animais para a proteção do frio, depois as primeiras civilizações desenvolveram técnicas, como os teares, para confeccionar tecidos com a lã de animais.

Com o passar dos anos, o desenvolvimento de cultivos e o surgimento da indústria fizeram com que as roupas ganhassem novas matérias-primas.

Porém, as fibras naturais, diferente das fibras sintéticas, nem sempre absorvem umidade para dentro da trama do tecido, deixando a roupa molhada, pesada e desconfortável. O tempo de secagem das fibras naturais, dependendo da fibra, também é muito longo.

Com o tempo, essas matérias-primas que surgiram foram aperfeiçoadas em diversos tipos de tecidos. E falaremos sobre alguns deles hoje!

Fleece: Surgimento e características

Com o intuito de buscar soluções para os problemas das fibras naturais, a empresa norte-americana Polartec, desenvolveu novas tecnologias na confecção de tecidos.

E na década de 1980 a empresa lançou o tecido Fleece: um novo tecido composto de 100% poliéster, que ofereceu uma revolucionária forma das roupas propiciarem conforto térmico em ambientes frios.

O Fleece é extremamente leve, maleável, respirável e com uma incrível capacidade de compactação.

Hoje, os tecidos Fleece da Polartec estão presentes nas principais marcas de vestuário do mundo.

A Solo é a única empresa brasileira que produz roupas com tecidos Polartec e também é a única a produzir essas roupas aqui no Brasil!

O tecido Fleece é um dos principais e mais conhecidos na fabricação de roupas protetoras pelo mundo. Foi desenvolvido para os praticantes de atividades ao ar livre, como os esportes de montanha, que muitas vezes passam por situações extremas de frio. 

Mas, com o tempo, o Fleece e todas as outras roupas protetoras acabaram tornando-se ideais para qualquer situação e para qualquer lugar.

Desceram da montanha e invadiram o meio urbano e corporativo vestindo com estilo e tecnologia.

As roupas protetoras dividem-se, em praticamente, quatro tipos de gramaturas de tecidos, da mais fina para frio moderado até as gramaturas mais grossas para frio extremo.

E antes de adquiris uma peça, é importante observar estas opções e as situações de frio que poderá enfrentar.

É bom lembrar, também, que as roupas protetoras não são as únicas peças que lhe protegerão do frio e das demais condições climáticas:

Se estiver exposto ao vento ou chuva é necessário uma jaqueta protetora (camada Shell) para vestir por cima. E se a atividade for muito intensa é indicado vestir primeiramente uma roupa térmica (segunda pele), que manterá a pela seca, gerenciando a umidade da transpiração.

Quais os benefícios das roupas protetoras?

Seus benefícios são vários, sendo que as características mais vantajosas são:

  • Isolamento térmico;
  • Regulagem da temperatura;
  • Secagem rápida;
  • Melhor relação peso x volume;
  • Pode ser útil em diversas situações e climas;
  • Determinados tecidos possuem tecnologia anti-pilling e proteção solar;
  • Determinadas roupas possuem sistema especial de costura plana, evitando atrito com a pele e gerando maior conforto.

Agora que já entende bastante sobre roupas protetoras, não se esqueça de escolher a opção ideal para você com muita leveza e estilo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *